eclio
604219856301137
Carregando...

Padrões e obsessão: distúrbios alimentares na adolescência.

"Os distúrbios alimentares são os meios de busca de um corpo perfeito, que não são apenas problemas alimentares, mas também psicológ...

"Os distúrbios alimentares são os meios de busca de um corpo perfeito, que não são apenas problemas alimentares, mas também psicológicos e sociais, que levam ao individuo provocar a própria morte, lenta e agonizante."
         
Modelo: Isabelle Caro - Foto: Oliviero Toscani, 2007


  Por tratar-se de uma fase de extrema importância para a formação de conceitos e mentalidades que estarão presentes na fase adulta, a adolescência é marcada por incertezas e influências, onde essas últimas são presentes em todos os lugares e entre eles a mídia. Com a padronização de corpos perfeitos, que é transmitido por vários veículos de informação, o adolescente absorve essa ideia e passa usá-la como meta e como verdade, mas o que ele leva em conta é o mundo que o cerca, pois quando esse indivíduo utiliza-se desses padrões ele busca uma aceitação do meio que vive, e um local mais visado é a escola.

 Não só ele, os seus colegas de classe também valorizam esses padrões, o que faz com que ele busque, de modo mais rápido, eficiente, obsessivo e determinado de alcançar a meta de ter um corpo perfeito, levando ao surgimento dos distúrbios alimentares, como a anorexia nervosa, a bulimia nervosa, a binge, a ortorexia e a vigorexia, mas comentarei apenas três.
        
  O que se passa na mente de um bulímico, de um anoréxico ou de um vigoréxico? Pois bem não é difícil de entender, basicamente essa pessoa busca com obsessão uma meta que a leva a morte. A bulimia trata-se de um transtorno em que o individuo ingere um quantidade de alimento excessiva, como se fosse uma compulsão pela comida, não sendo necessário sentir fome, após essa ingestão a pessoa começa  a se queixar de que “ comeu demais!”, “está gordo!”, “que vai engordar!” e entre outros, por fim com intuito de acabar com os seus problemas ele realiza a indução ao vomito para retirar o alimento do seu corpo e posteriormente e se livrar da consciência pesada, só que ele irá ingerir novamente um quantidade de alimento e iniciará o ciclo novamente . 

Essa ação torna-se um meio de escape sempre que ele ingere o alimento, fazendo com que ele não consiga comer sem ficar com uma consciência pesada, contudo parar. Agora a anorexia é um caso de uma gravidade um pouco maior, trata-se um individuo que não ingere a quantidade alimento necessário para o bom funcionamento do corpo, por que ele nunca esta satisfeito com esse corpo. 

O anoréxico ao olhar-se no espelho não importa a quantidade de  costelas aparentes ele sempre se verá gordo e com necessidade de emagrecer mais.  Tudo para buscar uma beleza ideal, e ele usa de todos os tipos de artifícios pra isso, intercalando entre não comer durante horas e horas, o uso de laxantes e até a bulimia. 



O vigoréxico por fim e a luta obsessiva por um corpo com os músculos sempre aparentes e definidos, a pessoa usa de todos os meios de conseguir um corpo perfeito e para mantê-lo, como a contagem de calorias, a ingestão de alimentos com fatores favoráveis para a formação de músculos e também a questão que mais preocupa a frequência na academia, ou na pratica de algum esporte. O mesmo tem loucura por praticar qualquer exercício que seja diariamente, e esses exercícios são extremos sendo realizados por horas e horas sem se importar com sua capacidade corpórea, ele busca sempre manter-se, gerando consequências graves, pois exercícios são bons para o funcionamento corporal, mas em excesso não.
         
  As consequências desses atos podem surgir em curto tempo ou em uma fase mais avançada da vida, mas quando essas surgem são destruidoras. Essas pessoas sofrem de um desnutrição aguda, anemia, problemas no caso de anoréxicos e bulímicos ,o surgimentos de gastrites, ulceras, pangastrites, problemas no canal retal , o surgimento de câncer na garganta, esôfago, no estomago e no intestino, fraqueza no ossos e falta ânimo , fazendo com que durma muito , desmaios e entre outros . Já no caso de vigoréxicos a o surgimento de anemia passando por graus variados até a leucemia, atrofia dos músculos, fadigas musculares e etc.

           Cabe aos pais que muitas vezes não notam o surgimento desses transtornos nos filhos, ou até mesmo os professores e psicólogos observar e dar atenção  nas escolas e auxiliar esses adolescentes, porque se não iniciar um tratamento o rápido possível maior será as consequências para vida dessa pessoa, tanto meninas quanto meninos, pois os transtornos também apresentam-se  em meninos. Esses problemas alimentares são os meios de busca de um corpo perfeito, que não só são problemas alimentares, também são psicológicos e sociais, que leva ao individuo provocar a própria  morte, que será  lenta e agonizante.
News 2315645173295030844

Postar um comentário

  1. A falta de alimentação e transtornos psicológicos, traz aspectos terríveis para as pessoas que opta por um corpo perfeito e nessa situação, as pessoas vão ficando cada vez obcecadas com sua aparência a ponto de julgar a se mesmo a não alimentar e conviver com o delírio de auto julgamento contra o próprio corpo.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

O Pensador


O talento do historiador consiste em compor um conjunto verdadeiro com elementos que são verdadeiros apenas pela metade.

- Renan , Ernest

ADS

Trabalho Infantil nos EUA, 1900. South Pittston, Pennsylvania Marcha "Frente de Libertação Gay" na Times Square,  1969 Teste Nuclear em Bikini, 1946. Foto: University of Texas at Austin. ID: NYJA000292 Heracleion: A cidade que permaneceu perdida por 1200 anos